sexta-feira, 22 de maio de 2009

Me gusta el chachacha

Hoje pela manhã soube da morte do Zé Rodrix e descobri que é de sua autoria um sucesso de 1976:



No gancho da ”latinidade”(postagem anterior), aproveito para lembrar algumas músicas que fazem referência ao tema.

Soy Loco Por Ti, America
Capinan e Gilberto Gil, 1966
Gravação de Caetano
Soy loco por ti, América
Yo voy traer una mujer playera
Que su nombre sea Marti
Que su nombre sea Marti...
Soy loco por ti de amores
Tenga como colores
La espuma blanca
De Latinoamérica
Y el cielo como bandera
Y el cielo como bandera...

Para Lennon e McCartney
Marcio Borges, Fernando Brant e Lô Borges, 1970
Gravação de Milton Nascimento

...Eu sou da América do Sul
Eu sei, vocês não vão saber
Mas agora sou cowboy
Sou do ouro, eu sou vocês
Sou do mundo, sou Minas Gerais
Por que vocês não sabem do lixo ocidental?
Não precisam mais temer
Não precisam da solidão
Todo dia é dia de viver

Terral
Ednardo, 1972
... Eu tenho a mão que aperreia, eu tenho o sol e areia
Eu sou da América, sul da América, South America
Eu sou a nata do lixo, eu sou o luxo da aldeia, eu sou do Ceará

A Palo Seco
Belchior, 1973
... Tenho 25 anos de sonho, de sangue
E de América do Sul
Por força deste destino
Um tango argentino
Me vai bem melhor que um blues
Sei que assim falando pensas
Que esse desespero é moda em 73
Eu quero é que esse canto torto feito faca
Corte a carne de vocês

Sangue Latino
João Ricardo e Paulinho Mendonça, 1973
Gravação de Secos&Molhados

Jurei mentiras
E sigo sozinho
Assumo os pecados
Os ventos do norte
Não movem moinhos
E o que me resta
É só um gemido...
Minha vida, meus mortos
Meus caminhos tortos
Meu Sangue Latino
Minh’alma cativa...

Apenas um rapaz latino-americano
Belchior, 1976
Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco
Sem parentes importantes e vindo do interior
Mas trago na cabeça uma canção do rádio
Em que um antigo compositor baiano me dizia
Tudo é divino, tudo é maravilhoso
Tenho ouvido muitos discos, conversando com pessoas
Caminhado o meu caminho, papo o som dentro da noite
E não tenho um amigo sequer que ainda acredite nisso não
Tudo muda, e com toda a razão...

Canción por la unidad de Latino America
Pablo Milanes e Chico Buarque, 1978
Gravação de Milton e Chico
El nascimiento de un mundo
Se aplazó por un momento
Fue un breve lapso del tiempo
Del universo un segundo
Sin embargo parecia
Que todo se iba a cabar
Con la distância mortal
Que separó nuestras vidas
Realizavan la labor
De desunir nossas mãos
E fazer com que os irmãos
Se mirassem con temor
Cuando passaron los años
Se acumularam rancores
Se olvidaram os amores
Pareciamos extraños
Que distância tão sofrida
Que mundo tão separado
Jamás se hubiera encontrado
Sin aportar nuevas vidas
E quem garante que a História
É carroça abandonada
Numa beira de estrada
Ou numa estação inglória
A História é um carro alegre
Cheio de um povo contente
Que atropela indiferente
Todo aquele que a negue...

Nenhum comentário:

Postar um comentário