sexta-feira, 15 de abril de 2011

A danada da cachaça...

Tem coisa melhor que uma cachacinha com tira-gosto, uma caipirinha... pois essa água que passarinho não bebe ainda oferece mais uma coisa de encher os olhos: Rótulos!!!
A exposicão Caprichosamente engarrafada: rótulos de cachaça, no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo, reuniu cerca de 400 rótulos, além de pedras litográficas, que fazem parte das coleções do designer gráfico e pesquisador carioca Egeu Laus e do acervo da Fundação Joaquim Nabuco.
 Com curadoria de Egeu Laus, a mostra agrupou os rótulos por temas e é muito divertido ver a variedade de nomes e desenhos utilizados: animais, mulheres, bêbados, indios... As cores e as composições tipográficas.
Muitas vezes o rótulo era idealizado pelo próprio dono do alambique e a gráfica apenas o imprimia, noutras a gráfica desenvolvia e apresentava o desenho final já impresso com tipos móveis ou na matriz que seria impressa. A exposição é uma preciosidade e um bom registro do diversificado design brasileiro.
No final, sabe lá porque, eu já estava vendo tudo tremido... enquanto isso o Inácio fazia a contabilidade de quantas marcas já havia provado das sessenta garrafas ali expostas. Bem, como ninguém é de ferro, saimos dali e voamos para o nosso bar preferido, o São Cristóvão, e saboreamos algumas doses de Claudionor. Hic!

2 comentários:

  1. Oi Fe e Inácio!
    Já experimentaram a maravilhosa "Havana" ?
    Desde a primeira vez que tive contato em meus lábios com tamanho sabor fiquei entusiasmado de comprar uma garrafa pra mim...o preço de uma, lá no Mercadão Municipal ? 300 Reais!!!
    Vai um gole?
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Brou, meu querido, já tive o prazer de tomar uma dose dessa danada da Havana, é realmente muito boa. Ficou na lembrança... no bar aqui de casa cairia muuuito bem.
    bjs

    ResponderExcluir