quarta-feira, 15 de julho de 2009

Sorria, meu bem, sorrrrrrrrrrrrrrria


Ontem li uma nota sobre a campanha lançada pelo Ministério do Turismo da França para que os franceses, os parisienses em especial, sejam mais simpáticos com os turistas americanos e ingleses em visita ao país. Resumindo: que passem a sorrir para quem leva dólares e libras à terra gaulesa. A matéria era ilustrada com uma foto de um aglomerado de pessoas formando um sorriso.

Bom, e daí? E daí que sábado assisti o belíssmo filme Bem-vindo. Trata-se da crônica da vida de um jovem rapaz curdo, que saiu de seu país por causa da guerra, e que pretende ir para Londres encontrar sua namorada. O garoto e alguns conhecidos levaram alguns meses até chegar em Calais, porto francês no canal da Mancha, cidade cenário do filme. Um filme sensível ao retratar as relações afetivas em um estado policial, absolutamente hostil a qualquer imigrante. Bem-vindo foi lançado no início deste ano e gerou bastante discussão e uma forte reação da direita pela denúncia de racismo e discriminação. O Partido Socialista Francês entrou com o projeto de lei Welcome (titulo original do filme) propondo a supressão do chamado "delito de solidariedade", artigo do Código de Entrada e Estadia de Estrangeiros, que penaliza com prisão de cinco anos e multa de 30 mil euros quem ajudar, transportar ou abrigar qualquer imigrante ilegal na França.

A França, meus amigos, nos receberá com imensa alegria e um grande sorriso desde que sejamos brancos e ricos!!!

Um comentário:

  1. Temos também o impactante e maravilhoso filme, de 1995, chamado O ódio (La Haine), de Mathieu Kassovitz que aborda a vida de jovens imigrantes perante a "Cidade da Luz". Não menos importante, essa produção do ano de 2008, Nos Muros da Escola (Entre les murs), tem o enfoque mais fechado, no dia a dia de um professor em uma sala de aula, mas mesmo assim é um tema muito abrangente, pois os alunos da rede pública Francesa hoje em dia, são compostos por vários tipos de Etnia, inclusive a minoria é branca.Inclusive, como você mesma disse, as 3 cores da bandeira, só fazem sentido se você for branco e rico, do contrário sua liberdade será cercada por Muros e o ódio, não irá para de crescer.
    bjos

    ResponderExcluir