sábado, 25 de julho de 2009

Uma luz em meu ouvido

Pego emprestado do escritor Elias Canetti esse sonoro título para falar de música.

Hoje enquanto cantarolava uma música de Jordi Savall, compositor e regente catalão tocador de viola de gamba e especialista em música medieval, lembrei-me de como o descobri totalmente por acaso ao passar diante de uma loja de discos em uma viagem. O que tocava eram as músicas filme Todas as manhãs do mundo, que conta a história do músico Marin Marais e de seu mestre Sainte Colombe, no século 17. Aquela música invadiu minha alma e até hoje enche de vida minhas manhãs e minha casa.


Assim se deu também com Emir Kusturica que até então eu só conhecia como cineasta. Impossível passar batido por aquele som cigano-punk. O que é isso que está tocando? Era a trilha sonora do surreal Arizona Dream composta e interpretada por Góran Bregovc, Iggy Pop e Kusturica. Góran é filho de pai sérvio e mãe croata, astro de rock sem fronteiras musicais, junto com a cabo-verdiana Cesária Évora fez uma das músicas de Underground - Mentiras de guerra, na minha opinião o mais inquietante filme de Kusturica.



Recentemente a interpretação absolutamente maravilhosa do carioca Ulisses Rocha me tirou do chão ao entrar na seção de discos de uma livraria. Seu CD Fractals foi a melhor aquisição dos últimos tempos. Esse violonista e guitarrista traz novidades para canções clássicas de Adoniran Barbosa, Geraldo Vandré, Caetano, Ari Barroso, Jorge Ben e muitos outros.




2 comentários: