domingo, 6 de dezembro de 2009

Abc...

Ontem fui à minha livraria favorita e fiz uma farra danada: me presenteei com novas publicações e aproveitei para comprar presentes para pessoas queridas. Livraria é o meu parque de diversões. Todos os sentidos ficam a postos. Fico louca, quero ver tudo ao mesmo tempo... toda a profusão de cores, formatos, letras e histórias possíveis simplesmente me deixam fora de mim, ao mesmo tempo que entro em contato com o meu mais profundo eu (uiiiiii!).

Meu primeiro livro inesquecível ganhei aos 4 anos de idade, e acho que foi a semente do que sou hoje profissionalmente, tão pequenina eu sabia: queria fazer livros como aquele. Flicts. O frágil e feio e aflito flicts... Sei esse livro decor e saltedao e algumas frases, alguns sentimentos são tão pulgentes que eu ainda hoje me comovo ao ler ou lembrar. Minha edição tem um formato grande, capa dura e é impresso em papel couché brilhante. Uma delícia de se ver, de manusear, de ler. Faço aqui minha homenagem a ele e agradeço ao Ziraldo por ter me aberto essa possibilidade.


“Eu achava que os livros eram como as flores e as pedras,
achava que eles simplesmente existiam, quando descobri que eram feitos por gente eu também quis fazer.”
Clarice Lispector


Enquanto escrevo penso em alguns títulos que adoro, então vai aqui uma listinha básica de livros que, para mim, são imprescindíveis, livros que sempre que são relidos me revelam algo novo. Não entrarei no mérito do porque nem quando foram lidos e por qual razão se tornaram importantes, mas provavelmente são livros que eu levaria para uma ilha deserta.


Fica pra uma outra hora a lista dos livros de poesia, dos teóricos, das crônicas, dos romances policiais, dos quadrinhos e tantos outros estilos que devoro...

2 comentários:

  1. Uma das coisas que só hoje percebi é de como a Capa do livro é importante, não? Tanto quanto o que tem dentro.
    Iconograficamente sutil e indispensável!
    Não lembro qual foi o meu primeiro livro mas tenho os meus de coração. Fica pra outro, post.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fê, que bom conhecer seu blog! Só assim para saber que temos muitos gostos em comum, começando pelas livrarias... Bjs.

    ResponderExcluir