terça-feira, 12 de abril de 2011

Para não esquecer...

Eu ia fazer uma postagem sobre o trabalho de um artista plástico franco-argelino que fez uma homenagem aos mártires da Revolução Tunisiana quando ocorreu o terrível horror-massacre-delírio com os adolescentes da escola em Realengo. Não consegui publicar as fotos, comecei inclusive a achar esse trabalho um pouco mórbido.
Mas refletindo e conversando à respeito da tragédia no Rio de Janeiro penso que não podemos deixar que esses acontecimentos passem em branco e muito menos que se banalizem nos noticiários sensacionalistas. É preciso rever seriamente os rumos que nossa sociedade está tomando em relação à violência, e sobretudo, quais são os modelos que estão sendo reproduzidos em nosso país. A partir daí acredito que esta série de grafites faz muito sentido.
A ideia do Zoo Project (esse é seu nome) consiste em espalhar imagens em tamanho real de cada vítima pelas ruas da capital, Túnis. Segundo o artista, um rapaz de 20 anos, “deixar que estes homens e mulheres fossem esquecidos seria o mesmo que matá-los novamente”. 
Para saber mais http://www.zoo-project.com/

2 comentários:

  1. meu bem, se era isso que você falou que eu gostaria, acertou. muito bacana e é um exemplo de como os chamados "artistas de rua" podem contribuir para enfrentar esse tipo de problema que a sociedade enfrenta. é meio chocante, mas também muito bonito.
    tinha que ser algo que seu inspirado talento sacaria.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. "...É preciso rever seriamente os rumos que nossa sociedade está tomando em relação à violência..."
    Tem muito papagaio de Pirata querendo fazer Plebiscito apenas pra vender Armas (Taurus, Colt e afins) e não propondo uma discussão sadia e interessada no assunto. Tenhamos cuidado com tudo que for além da Arte.
    Bjs

    ResponderExcluir