terça-feira, 10 de novembro de 2009

Eles estão descontrolados

Quem não lembra da declaração: Cachorro é um ser humano como outro qualquer!!! Pois é, éssa pérola foi proferida pelo "imexível" Rogério Magri, ministro do trabalho em tempos equivocados, corruptos e irresponsáveis do Governo Collor. Na época isso causou indignação e merecida gozação, mas de alguns anos pra cá uma grande parte da população tem levado essa prática ao pé da letra.
É cachorro na padaria, na livraria, no shopping center, no supermercado, no elevador, no aeroporto ("viemos buscar os pais dela", fala pra mim uma senhora com um luluzinho no colo enquanto aguardava a chegada de sua irmã e cunhado)... cachorro com capa de chuva, com sapatinho, com lacinho, cachorro pintado de rosa e de azul. Não estou falando só de cachorrinhos pequeninos não, tenho visto cachorros de grande porte, cães de guarda, em situações ridículas.
Ontem enquanto fazia uma caminhada, medrosa que sou, ao avistar um cachorrinho meio suspeito (e feio, foi o schnauzer mais que feio que já vi na vida) já fui dando um jeito de sair da calçada para o meio fio. Pois o desgraçado deu uma carreira na minha direção, e como estava com uma coleira extensora quase conseguiu me abocanhar. Dei um grito e pulei e sua dona olhou pra mim completamente indignada e falou muito brava: CAAAALMA!!! Como calma se o seu animal quase me mordeu? Já vi crianças serem atacadas e os donos dos cahorros nem sequer se desculparem.
Gostar, criar e cuidar de cachorros não é problema, o companheirismo e a fidelidade canina sempre estiveram presente em toda a história do homem, o que me espanta, e me irrita, é a falta total de noção sobre o espaço que eles vem ocupando nas áreas comuns das cidades nos últimos tempos.
Não sei não, mas tenho a impressão que se o livro Revolução do Bichos fosse escrita hoje, George Orwell colocaria os cachorros na linha de frente da narrativa, e os porcos fariam parte da camada oprimida... E sinto dizer ao Waldick Soriano, mas sua canção tão famosa também está ficando um tanto anacrônica nesses tempos de soberania canina:
Eu não sou cachorro, não
Pra viver tão humilhado
Eu não sou cachorro, não
Para ser tão desprezado

3 comentários:

  1. Pior é gente que tem cachorro e traz pêlo na roupa e espalha pelas cadeiras e mesas da firma.
    Gente que fica falando com aquela voz (irritante) de criança olhando pro bicho.
    Tem dono que até fica beijando na boca do animal.
    Bi-zar-ro
    Quando a Tsunami Final vier e uma nova Arca de Noé for necessária, levem tudo, menos cachorro.
    hahahh

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhhhh... quanta crueldade...

    Não acredito que cachorros sejam os piores bichos do mundo, tem muita coisa ruim solta por aí, rs!
    Sou uma defensora dos cachorros!!!! Tenho 2 e vira-latas. São as coisas mais fofas da casa. Nos esperam chegar e cuidam da casa qdo não tem ninguém, além de serem ótimas companheiras. São educadas, na hora de abrir o portão pro carro sair, é preciso falar apenas 1 vez e as "meninas" já correm pra lavanderia e ficam esperando a hora que podem voltar.
    Um cachorro sempre herda a personalidade de seu dono. Certamente os bichinhos que vocês conheceram não tinham donos tão bons assim... Não vamos generalizar, eles merecem entrar novamente na arca!
    Rs......

    ResponderExcluir
  3. Oi Rezinha, mas é justamente isso que eu falei, que tem gente totalmente equivocada e descontrolada com seus cãezinhos.
    Eu tive dois cachorros inesquecíveis ) Chaplin e o Gaspar), meio mal-educadinhos, é verdade, mas amigões, e como tal eram tratados. Acho complicado cachorro ser tratado que nem gente e essas mesmas pessoas tratarem muita gente como se fossem cachorros (à moda antiga).

    ResponderExcluir