quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Um banquinho, um violão, um piano, uma flauta... um talento sem fim


Esse é Egberto Gismonti. Acabo de me maravilhar com uma descontraída e despretensiosa aula de música. Gismonti foi o convidado desta noite no programa Sr.Brasil, de Rolando Boldrin. Papo ótimo, causos curiosos sobre João do Pife, da Banda Dois Irmãos de Caruaru e flautas norueguesas, pitadas técnicas e virtuosas entre o ser pianista e tocador de violão e o ser violonista e tocador de piano. Percussão, dedilhados, harmonia e muita simpatia.
Cresci ouvindo Gismonti e continuei ouvindo durante grande parte de minha vida. Delicioso sabor de descanso e inspiração é ouvir Lôro, Frevo, Palhaço, Cego Aderaldo, Maracatu, Dança dos escravos, Nó caipira e tantas outras.
Aos 13 anos fui com minha mãe assistir ao show Dança das Cabeças, na turnê do disco recém lançado. Guardo em minha memória cada detalhe do palco, dos músicos, da iluminacão e em dado momento, na minha percepção infanto-juvenil, entre o sono e a vigília, fiz uma verdadeira viagem tendo naquela música quase uma libertação. Lembro que criei histórias e desenhos... fui invadida por uma onda de criatividade. Não sei o que aconteceu no dia seguinte, se escrevi, se pintei, colori ou bordei - sim, sempre fui chegada em atividades manuais para extravasar a alma.
Hoje, ao ligar a tv e ver Egberto Gismonte ali, chamei meu filho João, jovem músico, e juntos curtimos a entrevista e música da melhor qualidade.

2 comentários:

  1. eita que esse gismonti nos faz lembrar muitas histórias. eu teria curido muito acompanhar essa dupla (mae e filho) endo o egberto dar aula.no final da decada de 70 eu morava em sobral e de lá vim assistir ao gismonti, acompanhado da olivia byngton, no projeto pixinguinha. eu e meus amigos sobralenses, saimos direto da rodoviária, com mochila e tudo, pro teatro josé de alencar, pra ver o cara. nunca esqueci isso e nunca larguei de admirar esse brasileiro pro mundo.

    ResponderExcluir
  2. Gismonti, sem dúvida, é um daqueles que foram abençoados a tocar divinamente todos os instrumentos que passa por ele. Mas o melhor de tudo é o poder que a arte & música exerce nas pessoas.

    ResponderExcluir